top of page

Gestão de Processos x Gestão por Processos

Uma empresa opera com gestão de processos, quando tem todos os seus processos estruturados, ou seja, mapeados, desenhados e medidos, com sistemática de monitoramento de desempenho, liderança, comunicação, interação, fluidez e melhoria contínua.


A estruturação dos processos deve partir de uma cadeia de valor, avaliando como os macroprocessos podem gerar valor ao cliente. Partindo dos macroprocessos em uma cadeia de valor, desdobrando em processos e subprocessos, é possível observar toda a operação, suporte e estratégia de uma organização. Eis o que chamamos de Arquitetura de Processos.


A gestão está presente em todas as fases, ao aplicar o PDCA na abordagem de processos e obter melhorias e otimização de recursos. O grande desafio em uma gestão de processos está na comunicação e na implementação de uma cultura organizacional, que busca atuar por processos e medir o desempenho de macroprocessos, unidades e de pessoas, de forma integrada e consistente. Eis o caminho para operar com uma gestão "por" processos.


E a sua empresa, opera com uma gestão de processos ou por processos?

Quer saber mais sobre como mapear processos e implementar uma cultura de gestão por processos? Entre em contato e solicite o GUIA PRÁTICO DE PROCESSOS.


Deixe os seus comentários sobre este post.


Até mais!


4 visualizações0 comentário
bottom of page